PREÇOS DE VENDA

Atualizado: 23 de Ago de 2019


Uma questão fundamental para a gestão financeira é a análise dos preços de venda feita pela comparação dos preços com os custos dos produtos ou serviços vendidos.


A princípio os preços são representações financeiras do valor percebido pelos clientes a respeito dos produtos ou serviços ofertados no mercado. Sendo que esta percepção subjetiva de valor e a preferência por um determinado produto são determinadas, principalmente pelo grau de utilidade circunstancial daquele produto ou serviço.


Por isso, aspectos qualitativos e a disponibilidade de outros produtos, que atendem às mesmas necessidades do consumidor, podem afetar a percepção de valor a respeito de um determinado produto ou serviço.


Outro fator que influencia diretamente na decisão de compra é o orçamento, ou a renda do consumidor.


Portanto, os principais fatores que influenciam a percepção de valor e a decisão de compra são o orçamento do consumidor e a utilidade de um produto ou serviço específicos.


Ou seja, os preços de venda são formados “da porta para fora” das empresas, no mercado. Por isso, as empresas têm esta tarefa muito importante: analisar a política de preços que pratica e seu posicionamento mercadológico.


Também é necessário verificar se os preços praticados são suficientes para fazer frente aos custos e ainda gerar lucro, pois do o ponto de vista da empresa, quando ocorre uma venda, o valor monetário recebido tem dois destinos: fazer frente aos custos da empresa e gerar lucro.


Uma análise de preços de venda mais ampla deve considerar os aspectos mercadológicos e os custos envolvidos nos processos empresariais.

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