OS FATOS ECONÔMICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS FINANCEIRAS

Atualizado: 17 de Jul de 2019

Sua imaginação pode te ajudar a entender uma questão fundamental das finanças empresariais. Imagine que quando falamos de dinheiro tudo aconteça em dois mundos paralelos ligados por uma ponte temporal. Parece ficção, mas não é.


É assim: Existe um mundo no qual ocorrem os fatos econômicos e outro mundo onde ocorrem as consequências financeiras destes fatos. Ou seja, VENDER é um fato econômico e RECEBER é a consequência financeira deste fato. Assim como, USAR é um fato econômico e PAGAR é a consequência financeira deste fato.


Esta divisão em dois mundos é necessária porque, na prática, os fatos e suas respectivas consequências financeiras não ocorrem necessariamente ao mesmo tempo. Aliás, raramente os fatos e suas consequências ocorrem simultaneamente - como já foi colocado no texto “A NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO”, que aborda os efeitos que esta divisão em dois mundos gera no fluxo de caixa.


Entender que o mecanismo do dinheiro na vida empresarial pode ser analisado com dois olhares diferentes é indispensável para empresários e gestores. Isso significa saber em qual mundo se está trabalhando: no mundo dos fatos ou no mundo das consequências?


No mundo dos fatos você consegue saber se seu negócio é lucrativo ou não e consegue planejar cenários diversos. Basta fazer uso da matemática para investigar – calcular - se as vendas superam os usos ou não. Além disso, você pode estimar qual seria o volume de venda necessário para obter o lucro almejado. Portanto, no mundo dos fatos você faz cálculos.


Já no mundo das consequências, você não calcula quase nada. As tarefas relacionadas a este mundo são as tarefas de lançamento, conciliação e acompanhamento do Caixa e do Fluxo de Caixa. São tarefas normalmente ligadas a questões muito mais organizacionais do que questões estratégicas. Isso porque se os fatos já ocorreram então somente nos resta observar, organizar e controlar suas consequências.


Por isso as informações provenientes do controle das consequências financeiras não são tão úteis para embasar as decisões estratégicas para o negócio, quanto são as informações provenientes dos cálculos realizados no mundo dos fatos.


Administrar o seu negócio olhando somente para as consequências financeiras, isto é, olhando para o Fluxo de Caixa, é equivalente a tentar descobrir a doença de uma pessoa se baseando nas informações de um termômetro.


As investigações mais profundas e os ajustes mais importantes para sua empresa devem ser feitos no mundo dos fatos econômicos.

0 visualização

PRÓSPERA CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

©2019 by prosperaweb. Proudly created with Wix.com